Entradas: nenhum ouro nas explorações

Havia outra forma de penetração do interior brasileiro que “rompia” a linha de Tordesilhas, ou seja, desrespeitava o tratado de 1494, pelo qual as terras da América se dividiam entre os espanhóis e os portugueses.

Eram as entradas: expedições oficiais que, do século XVI ao XVIII, o governo português organizou. Com pequeno número de participantes, as entradas partiam da costa atlântica e penetravam na mata, com a finalidade de reconhecer o território e localizar pedras e metais preciosos.

As entradas serviram para ajudar o reconhecimento do sertão, especialmente na Amazônia; no entanto, todas elas fracassaram no seu principal objetivo: não encontraram ouro.

Foram expedições de bandeirantes, no final do século XVII, que localizaram as jazidas de ouro e prata na região das Minas Gerais. O bandeirante Antônio Rodrigues Arzão é mencionado no relatório do governador do Rio de Janeiro ao governo real lusitano (1695) como sendo o descobridor das minas auríferas na região de Ouro Preto e Mariana.

O objetivo primeiro dos portugueses e depois dos luso-brasileiros foi o de encontrar metais preciosos na colônia. Esse grande sonho só será realizado pelos bandeirantes que partem de São Paulo pelo Tietê, seguem pelo Paraná, cruzam a serra da Mantiqueira e atingem o rio das Velhas. Antônio Rodrigues Arzão (1693), Bartolomeu Bueno Siqueira (1694), Borba Gato (1700) são os bandeirantes que abrem para a Metrópole as minas de Caeté, Sabará, Vila Rica e Ribeirão do Carmo, após as tentativas de tantos outros que varreram o sertão sem atingir o sonho dourado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s